Ser empreendedor para fazer a diferença

O maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho, e a maior parte da habilidade, destreza e bom senso com os quais o trabalho é em toda parte dirigido ou executado, parecem ter sido resultados da divisão do trabalho.

A RIQUEZA DAS NAÇÕES Adam Smith

Joseph Alois Schumpeter é considerado o pai do empreendedorismo. Ele introduziu o conceito de empreendedorismo que foi popularizado no mundo todo.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade e prontidão para desenvolver, organizar e administrar um empreendimento comercial, juntamente com quaisquer de suas incertezas para obter lucro. O exemplo mais proeminente de empreendedorismo é o início de novos negócios.

O empreendedor é definido como alguém que tem a capacidade e o desejo de estabelecer, administrar e ter sucesso em um empreendimento inicial juntamente com o risco que lhe é conferido para obter lucros. O melhor exemplo de empreendedorismo é o início de um novo empreendimento. Os empreendedores muitas vezes são conhecidos como uma fonte de novas ideias ou inovadores, e trazem novas ideias para o mercado substituindo as antigas por uma nova invenção. 

E como estamos no nosso País de empreendedorismo?

Existem muitas fontes e principalmente o SEBRAE Serviço Brasileiro que apoia fortemente o empreendedorismo no Brasil. E percebe-se algum avanço nesse particular, mas que é preciso avançar para águas mais profundas! 

Mas antes, deixe-me contar uma rápida história!

Fui Consultor do SEBRAE Nacional no período de 2004 a 2008 e logo na primeira semana fui designado para participar das sessões de Planejamento Estratégico representando minha área.

As discussões além de definir estratégias e planos estavam focadas em como gerar indicadores de desempenho e, o tema trabalhado era o indicador de mortalidade de pequenas empresas que era muito utilizado por sinal. Nesse momento propus que poderia ser desenvolvido um indicador do tipo:

(Quantidade de empresas pequenas por segmento que se tornaram médias num período x de tempo) e (Quantidade de microempresas por segmento que se tornaram pequenas num período x de tempo).    

E por que essa proposta era interessante?

Simplesmente porque precisávamos medir o grau de evolução de microempresas e pequenas empresas que evoluíram e avançaram para um novo status. E aí, poderíamos ter um termômetro da evolução deste segmento empresarial!

Gerir negócios no nosso País é uma odisseia com muitos desafios que os empreendedores precisam enfrentar no dia a dia de seus negócios, como por exemplo:

  • Alta carga tributária;
  • Crédito caro;
  • Direitos trabalhistas pesados;
  • Taxa de juros alta;
  • Dificuldade no uso adequado de metodologias de gestão;
  • Dificuldade para aquisição e uso de ferramentas de tecnologia da informação; e
  • Carência de mão de obra capacitada.   

O que poderia ser feito então para apoiar o Empreendedor que faz a diferença?

Por meio das Esferas de Governo Federal, Estadual e Municipal:

  • Aprimorar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com propostas que de fato diminuam a carga tributária sobre o setor;

Por meio das Entidades Representativas da Indústria, Comércio e Serviços, Agricultura e Bancos de Desenvolvimento Econômico:

  • Prestar todo apoio institucional em ações concretas para recuperação financeira de pequenas e médias empresas no curto prazo;
  • Influir na mudança da Cadeia de Valor das Grandes Empresas para privilegiar a compra por meio de pequenas e médias empresas, capacitando-as para esse fim;
  • Alocar recursos de seus orçamentos para o investimento continuo no desenvolvimento de pequenas e médias empresas;
  • Rever as estratégias e investimentos para aumentar as competências das Empresas Brasileiras de pequeno porte com foco na ampliação do acesso ao mercado exportador;
  • Descentralizar suas estruturas de decisão de forma a ampliar o papel das pequenas e médias empresas brasileiras em seus modelos de governança.
  • Apoiar os investimentos na modernização tecnológica e dos modelos de negócios das pequenas empresas para prestação de melhores e inovadores serviços para seus clientes. 

A e-LOGOS surgiu como inspiração para fazer a diferença e gerar soluções para que negócios possam ser produtivos e sustentáveis. Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão. Marque uma conversa pelo WhatsApp.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

Organização, e-LOGOS Academy, Artigos, e-LOGOS, Estratégia, Processos, Tecnologia, Liderança, Empreendedorismo

Do que sua Organização Precisa?

e-LOGOS Academy

RUA 20 NORTE, LOTES 01 A 03, LOJA 03 (SOBRELOJA)
EDIFÍCIO GREEN PARK
71.900-100
ÁGUAS CLARAS - DF


© 2021 e-LOGOS Academy é parte da e-LOGOS Gestão. Todos os direitos reservados.

design by The Red Studio