Sua empresa é competitiva e ágil com processos de negócios organizados, racionais e digitais?

Alguém responsável por todo um negócio ou por alguma parte deste. Qualquer gestor precisa ajudar a realizar o potencial de outras pessoas para que elas possam ter maior conhecimento, tomar melhores decisões e agir de forma a alcançar os resultados pretendidos. (Mintzberg)

A gestão por processos é um importante instrumento para apoiar os lideres a enfrentar os desafios crescentes de qualidade, produtividade e inovação nas organizações, por intermédio da automação de processos de negócio.

Toda empresa existe para criar e entregar valor aos clientes e a outras partes interessadas. Todas as partes da empresa precisam estar integradas e alinhadas e estar focada na sua missão institucional. Mas qual a “cola” que faz essa função primordial de interligar, alinhar e integrar todas as atividades de uma empresa? A resposta é simples são os processos!

Empresas privadas, agências governamentais e organizações de todos os tamanhos e tipos necessitam definir, aprimorar e inovar seus processos de negócios, sob pena de perderem oportunidades fantásticas que a tecnologia da informação oferece para reformulação de serviços prestados aos consumidores e clientes, e promove uma verdadeira revolução nos modelos de negócios que estão mudando definitivamente o mundo corporativo.

Mas a pergunta que não quer calar! Sua empresa é competitiva e ágil com a ajuda de processos de negócios organizados, racionais e digitais?

Se a resposta for positiva, ótimo você está no páreo e consegue competir e até ser referencial no seu mercado! Mas se a resposta for negativa, não se desespere comece hoje mesmo uma jornada de mudança em seu modelo e processos de negócio!

Temos visto há muito tempo essa ideia de que sem mexer, melhorar e inovar os processos sua empresa ou organização está correndo risco.

Há cerca de trinta anos somos “bombardeados” no bom sentido por modelos e metodologias, tais como: Gestão da Qualidade Total, Certificação ISO 9001, Modelo de Excelência da Gestão – PNQ, SIX Sigma, etc.… que em todos esses modelos de gestão tem em comum a abordagem por processos para irradiar transformações substantivas na forma como o trabalho é executado e entregue aos clientes.     

Temos vários exemplos de grandes empresas que começaram seu histórico da qualidade com essas abordagens e que até hoje mantém seus benefícios e avançam em novas abordagens com uso intensivo da tecnologia da informação. Posso aqui dar alguns exemplos: Embraer, WEG Motores, Alcoa Poços, IBM, SERASA, Petrobras, Promon Engenharia, Gerdau, COPEL, BRASAL, SABESP, ANATEL etc.... A lista é grande e sua empresa poderia estar nela!

E é claro que em algumas dessas e de outras organizações a liderança conseguiu manter e aprimorar o modelo e hoje colhem os frutos dessa persistência!

Existe um caminho para isso? Sim, vem comigo!

A questão aqui é como buscar e alcançar um melhor desempenho da minha empresa, medido em termos de quão bem ela cria e entrega valor (produtos e serviços) seguido por uma estratégica clara e alcançável. Toda organização é um sistema complexo, e seus processos devidamente organizados e bem estruturados são a resposta para enfrentar esses tempos difíceis. A isso chamamos de Gerenciamento de Processos de Negócios o famoso BPM.

E quais seriam as etapas principais no desenvolvimento de uma abordagem de BPM eficaz e, assim, melhorando significativamente o desempenho organizacional de forma radical, ajudando na jornada de transformação digital.

a) Selecione e prepare uma equipe executiva e planeje a mudança:

Defina os recursos do projeto. Uma liderança executiva e técnica que garanta uma compreensão abrangente das principais partes interessadas, com as alavancas que farão a mudança necessária, identificando e neutralizando os potenciais obstáculos.

b) Construa uma conscientização sobre BPM necessário para sua empresa:

Prepare uma base sólida conduzindo briefings, discussões, referenciais e apresentações com todas as partes interessadas, com a devida correlação aos benefícios que BPM pode gerar em sua organização, resolvendo os principais problemas críticos.

c) Desenvolva capacidade interna:

Crie capacidade interna para modelar, aprimorar e gerenciar os processos de negócios, com base na sua Arquitetura Empresarial, com metodologias personalizadas que aproveitem as boas práticas, capital humano e incorporem novos referenciais externos pertinentes para poder inovar nos principais processos e gerar capital intelectual que gere mais valor para as partes interessadas.

d) Modernize, inove e transforme processos críticos com tecnologia:

Desenvolva métodos e ferramentas para modelagem, análise de processos e incorpore a Tecnologia da Informação para transformar de fato o funcionamento e gerenciamento dos processos críticos que conduzem a empresa na jornada da transformação digital.

e) Gerencie a mudança:

Desenvolva meios digitais de comunicação e prepare agentes de mudança, por meio de um processo de comunicação consciente para demostrar as mudanças rápidas realizadas e os benefícios da transformação empresarial para todas as partes interessadas.

f) Inove e melhore continuamente:

Considere as lições aprendidas e um gerenciamento ativo dos processos que possa implementar continuamente a melhoria e inovação com boas práticas e referenciais externos para dar saltos nos padrões, e melhorar e inovar os produtos e serviços entregues aos clientes.

A e-LOGOS tem expertise em gerar os meios para uma eficaz e efetiva mudança por meios dos processos na sua empresa. Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão. Marque uma conversa pelo WhatsApp.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

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