Minha organização pode ser classe mundial?

O erro da padronização. Padrões existem para serem substituídos por padrões melhores!

“Existe a padronização que significa inércia e a padronização que significa progresso. Aí está o perigo de se falar vagamente acerca de padronização.”

Henry Ford   

Antes de começar este artigo, peço licença a vocês, leitores assíduos da E-Logos Academy, para eu contar uma breve história da minha vida profissional. De abril de 1983 a fevereiro de 1985, tive a oportunidade de trabalhar na Xerox do Brasil S.A, no Centro Administrativo Região Centro que comandava cinco filiais da Companhia. O meu trabalho era apoiar os processos de controladoria das respectivas filiais. Até aí parece uma situação básica, não é? Ledo engano! A Companhia já tinha nessa época processos altamente padronizados do inglês para o português desde o processo de Contas a Pagar até o processo de RH, inclusive com formulários e sistemáticas de acompanhamento de indicadores! Não é à toa que a Companhia ganhou o 2º Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade com suas práticas consideradas classe mundial! 

Uma outra história foi quando eu estava no SERPRO e, participando de um trabalho de benchmarking, fomos visitar a empresa SERASA que na época já tinha ganho um prêmio nacional da qualidade e sendo a primeira empresa genuinamente brasileira a conseguir tal feito! Mas o intuito era saber qual o segredo daquela organização, como conseguiu alcançar um estágio tão avançado de gestão e ser considerada classe mundial.

O que foi que constatamos? Qual o segredo do sucesso deles? A resposta é que foi criada uma área de planejamento e avaliação empresarial com a missão de fomentar, implantar novas práticas inspiradas em referenciais de excelência. A equipe era dirigida por um especialista que também era Curador da Fundação da Qualidade, que compôs uma equipe de profissionais altamente especializados comprometidos a criar, inovar e aperfeiçoar as práticas de excelência e isso por iniciativa das lideranças de áreas.

O trabalho deles foi irradiar o modelo e motivar para alcançar níveis de padronização que levaram a empresa a vencer três prêmios de qualidade no Brasil. Mas o que mais chamou a atenção foi a forte liderança que inspirou, patrocinou e promoveu uma mudança sem precedentes na cultura interna.

Existem vários exemplos de sucesso de empresas brasileiras que se destacam e eu poderia citar outros exemplos inspirados nessa máxima de Henry Ford citada acima.

Imagino que vocês devem estar pensando? Ora, isso só é possível numa empresa de grande porte, ou que tenha muito recurso financeiro para investir no processo! Mas digo a vocês que qualquer organização pode começar seu histórico da qualidade com um posicionamento de, no futuro, se tornar uma organização classe mundial. É preciso dar o primeiro passo.

Só para vocês terem uma ideia: vi recentemente um exemplo fantástico de um amigo meu que trabalha no Porto de Açu e que conduziu com sua equipe um trabalho que resultou numa premiação recente de boas práticas no prêmio ANTAQ 2021 da Agência Reguladora de Portos no Brasil.

Isso demostra que competência associada que mobiliza uma boa equipe pode gerar trabalhos diferenciados com reflexos em bons padrões e formas inovadoras de trabalho é possível. Aí exige inspiração e principalmente transpiração para fazer a coisa acontecer.   

Será que existe uma trilha, um caminho a ser percorrido para alcançar essa meta?

1. Inspire sua liderança

Busque e mostre para sua liderança que é possível fazer coisas extraordinárias em sua organização e que ela é o motor da transformação para alcançar essa nova realidade. E tudo isso com novos métodos e ferramentas para mudar o necessário no negócio da sua organização. 

2. Defina um plano de rota

Construa um plano de rota com as ações de curto, médio e longo prazos e aporte conhecimento e capital humano interno e externo para essa jornada. Sem um bom plano sua jornada falhará no primeiro obstáculo e é preciso definir metas realizáveis e as execute com uma equipe capacitada.

3. Implante ou aperfeiçoe seu modelo de gestão do negócio

Aplique uma metodologia customizada para implantar e aperfeiçoar o seu modelo de negócio, considere o aproveitamento de boas práticas e otimização de recursos internos com a adoção de referenciais de excelência adequados.  O aporte de novos conhecimentos pode ajudar e muito alcançar níveis de progresso nos processos e avançar na inovação inexorável do seu negócio.

4. Padronize, aperfeiçoe, melhore e inove seus processos

Chegou a vez de padronizar com enfoque de progredir sempre para se tornar referencial de excelência no seu negócio, tudo isso aplicando uma metodologia ágil que gere resultados rápidos nos serviços prestados aos clientes com uso de tecnologia da informação para gerar informações ativas ao longo dos processos.

5. Valorize seus talentos e capital humano

Defina e mantenha um modelo que privilegie o investimento permanente dos talentos e capital humano para que sua organização tenha domínio do capital intelectual e consiga alcançar novos níveis da gestão e seja considerada referencial de excelência no caminho de ser tornar classe mundial. E isso parecia inimaginável quando você começou, mas quando o trabalho começou a fluir com todos os talentos engajados o resultado saiu do papel. 

Às vezes, pensamos que tudo isso que lemos acima só é possível em empresas comerciais e privadas. Permita-me discordar disso, eu mesmo fui testemunha ocular e tive a oportunidade de participar de um projeto grandioso que foi a certificação ISO 9001 do Sistema da Qualidade da ANATEL nos anos 2000. O resultado foi a certificação internacional da 1ª Agência Reguladora do Mundo em seus processos finalísticos que foram padronizados e geraram sistemas, sistemáticas e procedimentos estruturados. Anos depois, a Agência se organizou com base nos seus processos finalísticos. Isso demonstra que as práticas evoluíram.   

Qual a principal mensagem! Seja o Henry Ford da sua empresa ou organização!

A e-LOGOS gostaria de te ajudar a ser uma organização classe mundial e se tornar referencial de excelência no seu setor de atuação. Esse sonho é possível! Acredite!

Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão. Marque uma conversa pelo WhatsApp.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

Organização, e-LOGOS Academy, Artigos, e-LOGOS, Estratégia, Liderança, Trilhas, Inovação

Do que sua Organização Precisa?

e-LOGOS Academy

RUA 20 NORTE, LOTES 01 A 03, LOJA 03 (SOBRELOJA)
EDIFÍCIO GREEN PARK
71.900-100
ÁGUAS CLARAS - DF


© 2021 e-LOGOS Academy é parte da e-LOGOS Gestão. Todos os direitos reservados.

design by The Red Studio