Atraindo, criando e mobilizando um time vencedor!

O objetivo de formar e mobilizar uma força de trabalho e transformar num Sistema de Alto Desempenho é o desafio de qualquer organização e arrisco a dizer que até para aquelas empresas que por ventura não adotam boas práticas para atrair, capacitar, reter e mobilizar talentos! Simplesmente porque, no fundo, essas organizações querem ter bons profissionais em seus quadros, mesmo sem ter objetivos claros para sua atuação.

Mas essa questão permanece!

Como atrair e mobilizar a força de trabalho e esta se transformar num Sistema de Alto Desempenho ou um “Time Vencedor”?

Ora, se temos recursos materiais, financeiros, tecnológicos, de infraestrutura, operacionais e não temos o capital humano para energizar essa engrenagem de nada valerá e não fará um trabalho excepcional desejado. 

Mas o que é mesmo capital humano?

Capital humano: São as competências, habilidades e experiência das pessoas e suas motivações para inovar, incluindo: o seu alinhamento e apoio à estrutura de governança, ao gerenciamento de riscos e aos valores éticos e a capacidade de entender, desenvolver e implementar a estratégia de uma organização a lealdade e motivação para melhorar processos, bens e serviços, incluindo a capacidade de liderar, gerenciar e colaborar.1

Mas precisamos saber outro importante conceito: capital intelectual!

Capital intelectual: São intangíveis organizacionais baseados em conhecimento, entre eles: propriedade intelectual, tais como patentes, direitos autorais, “software”, direitos e licenças o “capital organizacional", tais como: conhecimento tácito, sistemas, procedimentos e protocolos.2

O que esses conceitos têm a ver com atração e retenção de talentos humanos?

Vamos à resposta se atraímos pessoas talentosas para formar o capital humano das nossas organizações, por conseguinte iremos gerar cada vez mais capital intelectual com a geração de soluções a serem implantadas no mercado, que irá gerar valor para todas as partes interessadas.

Saindo um pouco desses conceitos de gestão!    

Vamos a um bom exemplo prático: um time de futebol. Um time para ganhar campeonatos precisa atrair, reter e mobilizar talentos que são os jogadores que formam um time vencedor! O Flamengo é um ótimo exemplo nos anos recentes conseguiu se reestruturar financeiramente e atraiu e mantém um time vencedor com jogadores que se complementam num objetivo comum que ganha muitos campeonatos no Brasil e no exterior! 

Isso é possível numa empresa ou organização?

Certamente que sim! Mas deve ter boas práticas implementadas, tais como:

1. Implantar um ambiente de trabalho propício à atração de bons talentos

A liderança da organização precisa implantar um ambiente de trabalho que seja atrativo para novos talentos, oferecendo meios para que o capital humano seja desenvolvido nos processos e possa gerar maior produtividade e qualidade esperadas para o negócio.

2. Escolher vencedores para atuar no seu time

A organização deverá implementar um processo estruturado para atrair os melhores talentos com base no perfil de vencedores para atuar no seu “time”, ou seja, seu sistema de trabalho para operação dos processos de negócio.  

3. Adotar meios para fluidez e participação dos talentos

É perceptível que algumas organizações não valorizam as opiniões dos colaboradores no ambiente de trabalho, e desperdiçam esse manancial derivado da capacidade humana de gerar feedback. Em tese nenhuma organização precisaria de mais do que três níveis de gerenciamento. Ou seja, quando achatamos a estrutura o trabalho fica mais claro para e vamos combinar ninguém gosta de micro gerenciar os outros. É preciso também que exista um orçamento permanente para desenvolvimento das habilidades com ferramentas para potencializar os talentos na organização.

4. Implementar condições orçamentárias e financeiras para atrair, reter, capacitar e premiar talentos

A burocracia deve criar meios e práticas de gestão orçamentária e financeira para atrair, reter, capacitar e premiar talentos de forma permanente e alinhada às estratégias de negócio da organização.

“Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar bem de seus funcionários, eles cuidarão bem dos clientes. ”

Richard Branson

A e-LOGOS tem o maior interesse em apoiar sua empresa a montar um time vencedor.

Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão. Marque uma conversa pelo WhatsApp.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

1. International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês) é uma coalizão global de reguladores, investidores, empresas, definidores de padrões, profissionais do setor contábil.
2. International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês) é uma coalizão global de reguladores, investidores, empresas, definidores de padrões, profissionais do setor contábil.

Organização, e-LOGOS Academy, Artigos, e-LOGOS, Estratégia, Liderança, Trabalho em Equipe, Competência, Administração, Talentos

Do que sua Organização Precisa?

e-LOGOS Academy

RUA 20 NORTE, LOTES 01 A 03, LOJA 03 (SOBRELOJA)
EDIFÍCIO GREEN PARK
71.900-100
ÁGUAS CLARAS - DF


© 2021 e-LOGOS Academy é parte da e-LOGOS Gestão. Todos os direitos reservados.

design by The Red Studio