Os 10 Mandamentos da Empresa Competitiva!

Temos muito interesse em conhecer e observar empresas ou organizações expoentes em seus setores de atuação. Ocorre que em grande parte o que difere de organizações comuns são as boas práticas e referenciais de excelência aplicados ao longo de um bom período!

Será que podemos sintetizar esses referenciais em 10 mandamentos para ser aplicado em uma empresa e ajudá-la a ser competitiva? Permitam-me sugeri-los então!

1º Adotar uma Liderança para uma Governança e Gestão Ativa.

Ter uma liderança para estar apta a exercer uma governança e gestão ativa, para avaliar e monitorar o desempenho em projetos complexos para atingir os objetivos de negócios, e mantenha foco nos interesses das partes interessadas, com ênfase ao atendimento e superação das expectativas dos clientes, e ações de responsabilidade social e ambiental.

2º Projetar e manter a imagem positiva da empresa.

Projetar e manter meios para que a “Marca” da organização mantenha de forma permanente uma imagem positiva, correspondendo ao seu posicionamento e principalmente em relação às ações que tenham impacto na sociedade. E caso aconteça algum problema que os meios de comunicação sejam transparentes e abertos aos clientes e sociedade.

3º Implementar Sistema de Liderança que coordene todas as ações estratégicas e compromissos para aqueles que tem poder de decisão.

Organizar e implantar um Sistema de Liderança que coordene todas as ações e suporte ao processo decisório, acompanhando os compromissos, ações, papéis e responsabilidades de todos os atores que desempenham atribuições de natureza deliberativa, inclusive em relação à necessária comunicação de forma transparente, tanto internamente, quanto externamente

4º Desenvolver o negócio, considerando as principais competências empresariais, implementando estratégias que considerem às necessidades e expectativas dos clientes e evolução do mercado e da tecnologia.

Projetar o negócio a partir da maximização das competências-chave do negócio, comunicando a visão e construindo equipes coesas na liderança de projetos complexos, para gerar as melhores soluções para manter o grau de satisfação dos clientes, através de inovação e melhoria de serviços com tecnologias adequadas, considerando o contexto do mercado e setor de atuação.

5º Conseguir implementar soluções rápidas e adequadas para solucionar questões críticas que estejam impactando às operações e gestão da empresa.

Tratar questões e problemas criticos com metodologias ágeis que possam analisar e tratar as causas dos problemas, de forma rápida e eficaz, utilizando as melhores práticas de referenciais externos, com uso de tecnologias, ferramentas, considerando o contexto organizacional atual.

6º Atrair, capacitar, reter e motivar os melhores talentos humanos para gerar soluções e executar os serviços da empresa.

Desenvolver políticas para atrair, capacitar, reter e motivar os melhores talentos humanos para estarem aptos a operar, aprimorar e inovar os produtos e serviços da empresa. Sem um bom time não se pode ganhar nenhum jogo, e também não se gera serviços de alta qualidade.

7º Desenvolver e manter um ambiente interno que seja leve e com as melhores condições para realização do trabalho a ser realizado.

Desenvolver políticas para manter um ambiente interno propicio a produtividade e motivação dos talentos humanos para realizarem seu trabalho, com base nos processos de negócio e tecnologias aplicáveis, para construir equipes coesas para melhorar o desempenho e tomada de decisões em projetos complexos.

8º Adotar uma Comunicação Empresarial ativa e transparente, com base nos princípios e valores da organização.

Desenvolver o processo de comunicação empresarial veiculando informações dos princípios e valores, dos serviços prestados aos clientes, do relacionamento com fornecedores e da interação com a sociedade e demais partes interessadas, de forma tempestiva e transparente.

9º Aplicar meios e instrumentos e “Compliance” em toda a empresa, com base nos princípios e valores da organização.

Desenvolver meios e instrumentos para um processo de “Compliance” para atender aos requisitos regulamentares e legais, bem como as políticas e regras internas, para preservar a imagem e negócios da empresa.

10º Implementar valores e princípios na empresa, consoante a aspectos éticos e altruístas que representem algo maior para a sociedade e para a empresa, mantendo o posicionamento estratégico e integridade da organização.

Identificar as complexidades sociopolíticas da organização para desenvolver estratégias para gerenciamento de mudanças e comunicação dos valores e princípios empresariais. É preciso que todos da organização conheçam e apliquem os pilares, fundamentos e valores da organização, principalmente na questão de integridade organizacional e responsabilidade social.  

A e-LOGOS tem a maior motivação e ajudar sua empresa a desenvolver e aplicar esses 10 mandamentos de forma orgânica e harmônica.

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¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

 

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