Sua empresa funciona como uma equipe da Fórmula 1?

Há tempos observamos e ficamos admirados como funciona uma equipe de fórmula 1! A sincronia e sintonia são impressionantes. Desde os treinos até a corrida oficial, o trabalho é feito com maestria!

Mas qual o segredo?

Você já parou para observar que, em uma equipe de Fórmula 1, não há silos, gerentes intermediários e funcionários. Ao invés disso, percebemos um total empowerment para a execução do trabalho a ser feito.

Quando assistimos a uma corrida de Fórmula 1, vemos apenas uma pequena parte do esforço geral que determina se os pilotos de uma equipe vão ganhar ou perder. Ao contrário de muitas outras séries de automobilismo profissional, cada equipe de F1 precisa construir seus próprios carros de corrida, embora as equipes possam comprar os motores de outros fornecedores; os troféus são atribuídos ao construtor vencedor, bem como ao piloto vencedor. Consequentemente, há muito mais acontecendo nos bastidores do que vemos nas telas de nossa televisão nos dias de corrida durante a temporada.

Quando as interdependências críticas são variadas, multidisciplinares e difíceis de especificar com antecedência, você precisa de uma comunidade – uma equipe de trabalho coesa e fisicamente próxima onde todos confiam uns nos outros, que não se importam com a posição e não se importam com regras burocráticas, que são mutuamente responsáveis ​​e acreditam que estão fazendo uma obra única no dia a dia. Essa é a realidade que se vivência em uma equipe de corrida de Fórmula 1!

Certamente, o segredo está relacionado ao trinômio ESTRATÉGIALIDERANÇACOMPETÊNCIA

Todo o investimento numa Equipe de Fórmula 1 que é feito só consegue gerar valor se esse trinômio funcionar como música! As equipes de F1 projetam e fabricam seus próprios carros, que podem ter mais de 25.000 peças. A única maneira de vencer é ultrapassar os limites da ciência, engenharia e resistência humana antes, durante e depois da temporada de corrida de 23 eventos. Entre os eventos, as equipes costumam fazer mais de mil mudanças no carro em uma tentativa de reduzir os tempos de volta em alguns centésimos de segundo.

ISSO É IMPRESSIONANTE, NÃO É? É POSSÍVEL EU APLICAR ESSE MODELO DE FUNCIONAMENTO NA MINHA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO?

A resposta é sim! É possível! Desde que:

  1. Defina claramente o modelo de negócio do projeto a execução;
  2. Construa estratégias e planos para executar o negócio;
  3. Atrai e capacite as melhores cabeças e talentos humanos para seu sistema de trabalho;
  4. Defina a estrutura, papéis e processos para a perfeita sincronia e sintonia das operações;
  5. Crie e reforce o papel de uma nova Liderança para fazer acontecer um novo modelo de funcionamento;
  6. Adote o empowerment e modelos ágeis para nutrir e gerar e multiplicar os frutos e experiências das competências essenciais exercidas pelos grupos e equipes de trabalho para realizar o modelo de negócio;
  7. Avalie permanentemente os resultados com indicadores reais que demonstrem a performance, principalmente aqueles relacionados ao atendimento e superação das expectativas dos clientes.         

Uma dica importante é considerar também as quatro dimensões de uma empresa OrganizaçãoEstratégiaProcessosTecnologia, para a desenhar e implantar um modelo de negócio e gestão vencedor na sua empresa.

E o principal beneficiário deste processo é o seu cliente que poderá receber novos produtos e serviços com maior nível de qualidade.

A e-LOGOS pode customizar uma solução apropriada para sua empresa/organização. Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

 

Organização, e-LOGOS Academy, Artigos, e-LOGOS, Estratégia, Liderança, Competência

Do que sua Organização Precisa?

e-LOGOS Academy

RUA 20 NORTE, LOTES 01 A 03, LOJA 03 (SOBRELOJA)
EDIFÍCIO GREEN PARK
71.900-100
ÁGUAS CLARAS - DF


© 2021 e-LOGOS Academy é parte da e-LOGOS Gestão. Todos os direitos reservados.

design by The Red Studio