Sua organização toma decisões assertivas e ágeis em temas críticos e de incerteza?

Sempre podemos melhorar nossa capacidade de tomar decisões! As decisões delimitam nossa vida pessoal e profissional, e geram boas ou más consequências, elas representam a principal ferramenta utilizada para lidar com as oportunidades, as crises, os desafios, os problemas, as análises e as incertezas que acontecem conosco!

Mas o que é Tomada de Decisão?

Resumidamente, tomada de decisão significa o processo de decidir sobre algo importante a partir de alternativas, podendo ser individual ou em um grupo de pessoas ou em uma determinada organização. Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente.

A importância da tomada de decisão!

A tomada de decisões é parte integrante da gestão moderna. Essencialmente, a tomada de decisão racional ou correta é tomada como função primária da administração. Todo gerente toma centenas e centenas de decisões subconsciente ou conscientemente, tornando-as o componente-chave no papel de gerenciamento. As decisões desempenham papéis importantes, pois determinam as atividades organizacionais e gerenciais. Uma decisão pode ser definida como um curso de ação escolhido propositalmente a partir de um conjunto de alternativas para atingir objetivos ou metas organizacionais ou gerenciais. Em suma o processo de tomada de decisão é um componente contínuo e indispensável da gestão de qualquer organização ou atividade empresarial. As decisões são tomadas para sustentar as atividades de todas as atividades de negócios e funcionamento organizacional.

Alguns tipos de decisão

Na posição de liderança e governança, as decisões não podem surgir aleatoriamente e desestruturadas, sob pena de gerar riscos e afetar o bom funcionamento de todos os processos e operações da organização.

Decisão baseada em valores corporativos:

Essa tomada de decisão empresarial se apoia nos valores corporativos que orientam as decisões empresariais, considerando as ações de integridade e ética corporativa.

Decisão baseada em análises de dados:

O uso de análise de dados com base em indicadores oriundos das rotinas empresariais, apoia sobremaneira a tomada de decisões, facilitando a mitigação de riscos que devem ser minimizados ao máximo, baseados na gestão de dados (dados concretos e confiáveis), suportada por ferramentas e sistemas de informação integrados.

Na definição e avaliação de ações estratégicas:

Importante processo organizacional a tomada de decisão gerencial exige que o gestor avalie o alcance dos objetivos e na missão da empresa, baseado em indicadores-chave do negócio, facilitando os possíveis ajustes de rota para atender os resultados pretendidos.

Na avaliação de resultados:

As decisões tomadas e suas consequências são uma fonte muito rica de experiência e aprendizado. É recomendável que se registre as decisões passadas e as revisite em momentos diferentes quando enfrentar situações parecidas novamente. A análise crítica do desempenho empresarial é uma excelente oportunidade de realizar um aprendizado a partir do comportamento dos principais indicadores e de como são resolvidos os problemas na organização como um todo.  

Como posso melhorar o método para tomada de decisão?  

Ora quando não temos um processo estruturado muito tempo é consumido enquanto as decisões são tomadas. E pode gerar uma burocracia excessiva gerando custos excessivos e até prejuízos na tomada de decisão errada ou morosa. Em um ambiente de gestão, a decisão não pode ser tomada abruptamente. Em tese é possivel seguir uma sequência lógica de etapas:

  1. Definir o problema (Clarifique o problema com sua causa e possíveis consequências);
  2. Levantar informações e coleta de dados (Efetue o levantamento de dados e informações sobre a questão crítica em exame);
  3. Desenvolver e avaliar as opções de equacionamento do problema (Utilizar técnicas como arvore de decisão para validar as possíveis alternativas de solução do problema);     
  4. Escolher a melhor opção/alternativa possível (Estudar e ponderar para a tomada de decisão a melhor escolha, baseada nas variáveis avaliadas);
  5. Planejar e executar (Efetuar o planejamento e execução do produto da decisão para ser implantado na organização);   
  6. Execute uma ação de acompanhamento (Executar o acompanhamento continuo das decisões para avaliação dos resultados pretendidos).

É preciso considerar as quatro dimensões de uma empresa OrganizaçãoEstratégiaProcessosTecnologia, para a desenhar e implantar um processo decisório que apoie de fato a execução do modelo de negócio das empresas.

E o principal beneficiário deste processo é a Liderança que tem o papel de governar com melhores métodos e técnicas apropriadas o seu negócio.

A e-LOGOS pode customizar uma solução apropriada para sua empresa/organização.

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¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

 

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