Seus Clientes acham sua Organização Complexa e Excessivamente Burocrática?

Nos dias de hoje as questões de complexidade e burocracia são temas sensíveis para as organizações de todos os portes. E com os efeitos extremamente nocivos gerados pela pandemia no mundo colocou esse tema com prioridade número um para os líderes das organizações para tornar as empresas simples e objetivas para gerar os melhores produtos para os clientes.

Sua organização é complexa e excessivamente burocrática?

Essa pergunta é vital e se a resposta for positiva dada por clientes ou mesmo por fornecedores e outras partes interessadas, certamente estará na hora de você agir!

E as vezes quando estamos dentro da organização não temos essa visão crítica externa e aí poderemos ficar frustrados com a complexidade e burocracia da organização, pois o reflexo disso será a diminuição da geração de valor que sua organização almeja.

Mas que causas podem gerar crescente complexidade e burocracia excessiva numa organização?

Vamos lá:

  • Reuniões excessivas e demoradas em todos os níveis e sem resultado concreto;
  • Revisões de processos, atividades, apresentações gerenciais e projetos de forma constante sem ter um foco;
  • Ausência de funções definidas provocando indefinições;
  • Ausência de consenso;
  • Passos excessivos nos processos de forma desnecessária;
  • Indefinição do processo decisório;
  • Número excessivo de sistemas internos sem alinhamento e integração;
  • Indefinição na gestão de dados e regras de negócios;
  • Ausência de monitoramento dos principais indicadores de desempenho; 
  • Pedidos e caixa de mensagens de correios eletrônicos cheia, inclusive nas redes sociais sem tratamento e resposta;
  • Aumento constante de horas trabalhadas pelos técnicos e gestores sem qualidade e produtividades;
  • Falta de delegação e alçada para técnicos agirem na “hora da verdade”, etc...    

O que posso fazer se essas causas estejam acontecendo na minha organização?

1º passo: Crie um novo mindset (mentalidade) para sua organização.

A alta liderança deve assumir que ela é responsável pela complexidade e burocracia da organização, ela tem o poder de agir para transformar focando para uma nova cultura alicerçada na simplicidade da estrutura para resolver definitivamente as causas que podem ser:

  • Excesso de projetos focando o mesmo objetivo;
  • Processos internos sem clareza;
  • Responsabilidades mal definidas.

2º passo: Desenvolver e aplicar um novo modelo de funcionamento para a gestão e operação do negócio.

A alta liderança deve definir uma equipe executiva para desenvolver e aplicar um novo modelo para funcionamento da organização, podendo contar com ajuda de consultoria especializada para tornar a organização mais simples com a geração de maior valor para as partes interessadas. O foco tem de ser holístico, ou seja, de forma sistêmica abrangendo OrganizaçãoEstratégicaProcessosTecnologia.

3º passo: Acompanhar os resultados da gestão de forma contínua.

A performance corporativa deverá demonstrar com análises qualitativas de como os processos de negócios estão projetados e gerando resultados superiores com maior qualidade e produtividade dos recursos da organização como por exemplo: melhoria da infraestrutura tecnológica, capital humano, capital intelectual, capital de clientes, etc... 

Esse processo de avaliação da performance é vital para melhoria da governança e gestão da organização nas várias perspectivas e visões e comportamentos dos principais indicadores de desempenho.

Enfim, é adotar um modelo de gestão ativo que sirva de suporte metodológico para a liderança e gestores.

Como fazer isso?

Realizar primeiro um diagnóstico preciso para gerar um prognóstico claro e preciso dos problemas reais e criticos da gestão do negócio que permitirá ter uma visão precisa da organização, para definição das ações de melhoria ou inovação para tratar os problemas a serem identificados.

Acesse o nosso site e conheça com detalhes essas abordagens inovadoras de gestão e torne simples sua organização.

¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

 

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