A Gestão Executiva da sua Organização consegue Prever e Tratar Problemas Críticos do seu Negócio?

Se você tiver a resposta dessa pergunta e se ela for positiva é sinal que seu modelo de gestão executiva propicia uma governança ativa para todas as partes interessadas da sua organização. E essa avaliação deve ser feita de forma permanente sob o risco de há a qualquer momento sua organização passar por uma crise e até mesmo sucumbir, sem ter os remédios de gestão apontados por um prognóstico dos problemas empresariais sensíveis e/ou críticos previstos pela gestão executiva.

E esse feedback valioso vem exatamente dos clientes e do comportamento do mercado, dos fornecedores, parceiros estratégicos e administradores que são parte interessada no negócio e almejam resultados substantivos da organização.

Mas e se a resposta for negativa a sua gestão executiva certamente não consegue antever, prever e te preparar para enfrentar os desafios que todas as organizações de porte médio a grande enfrentam, e as desculpas são sempre as mesmas, por exemplo:

  • Esse negócio de sistema de gestão é modismo, não preciso inovar processos, integrar as informações de custos e produtividade se meus indicadores financeiros estão razoáveis!
  • Para que gastar na automação dos processos de negócios se não sei o ganho e o que isso me dará no futuro?
  • Para que investir num programa de compliance e integridade que ganhos minha empresa terá com isso?
  • Para que gerenciar os dados e informações dos clientes, isso dá muito trabalho?
  • Essa ideia de planejamento estratégico e metas é coisa de entusiasta não funciona na minha organização! Temos insight de que está tudo bem os clientes atuais não reclamam!
  • Nossa estrutura organizacional foi implantada há três anos e vamos dando nosso jeitinho para resolver os problemas internos que até tem aumentado, mas isso não é importante!
  • Ora minha organização tem crescido e a estrutura operacional está no limite e vocês me acham que preciso redesenhar e rever meu modelo de negócio? Isso vai servir para que?
  • Eu tenho aqui definido os riscos e controles da organização, mas não sei o que fazer com isso!
  • Há três anos fiz um investimento importante na tecnologia da informação e agora você vem com essa história de transformação digital?     

Pessoal essas respostas não são história da carochinha! Em muitas organizações essa situação é real e precisa ser enfrentada com um modelo de gestão que dê fato funcione!

O que esse modelo pode me ajudar? Posso dar dois exemplos:

Se minha organização for uma Cooperativa de Crédito que tenho que me submeter a uma regulação efetiva do Banco Central, certamente preciso projetar, implantar e ajustar um modelo de gestão para uma governança ativa para atender à todas as partes interessadas, principalmente os cooperados;

Se eu for uma Entidade Fechada de Previdência Complementar eu tenho que me submeter a PREVIC, Banco Central e outros órgãos governamentais e preciso ter em funcionamento um modelo de gestão com uma governança ativa que suporte a gestão do negócio, em especial para os participantes dos planos de previdência principais interessados na solidez da gestão do negócio.

Quais as caraterísticas de um modelo de gestão ativo?

O primeiro passo é fazer um diagnóstico com um prognóstico claro e preciso dos problemas reais e criticos do negócio que permitirá ter uma visão integrada da organização, para definição das possíveis ações de melhoria ou inovação para tratar tais problemas, a partir dos enfoques Organização – Estratégia – Processos – Tecnologia você poderá alcançar os seguintes objetivos:

Enfoque O que pode ser feito Ganhos esperados
Organização
  • Soluções para diminuição da burocracia excessiva e complexidade do negócio;
  • Soluções para estruturação racional e simplificada da gestão e governança;
  • Soluções para melhoria nos controles essenciais do negócio
  • Simplicidade e eficácia para gestão do negócio;
  • Redução da burocracia;
  • Alinhamento dos talentos humanos em competências chave para gerar resultados;
  • Governança efetiva da organização
Estratégia
  • Reposicionamento estratégico;
  • Revisão/ajustes do modelo de negócio.
  • Gestão e controle do rumo e trajetória da execução das estratégias, planos e resultados.
Processos
  • Domínio da Cadeia do Ecossistema de valor para gerar melhores resultados;
  • Priorização e modelagem dos principais processos críticos de negócio.
  • Domínio da Cadeia do Ecossistema de valor para gerar melhores resultados;
  • Priorização e modelagem dos principais processos críticos de negócio. Agilidade, conformidade, resposta rápida e qualidade dos serviços realizados pelos processos.
Tecnologia
  • Domínio e planejamento de melhorias do ambiente de infraestrutura tecnológica;
  • Planejamento de automação dos processos críticos do negócio
  • Gestão da Transformação Digital adequada para empresa.

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¬ ARTIGO ESCRITO POR ELYSSON RIBEIRO.

 

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